O superaquecimento pode fazer sua máquina apagar assim, em um estalar de dedos. Mas como saber se a temperatura do seu computador está realmente alta? Se seus componentes ultrapassam os 55 ºC, fique atento: talvez esteja na hora de limpar ou até mesmo trocar seu cooler e dissipador.



Nota: placas de vídeo trabalham normalmente a temperaturas mais altas. É preciso então consultar as especificações técnicas de cada fabricante antes de estabelecer os 55 ºC como limite-padrão aos cartuchos gráficos.

E descobrir quanto calor está sendo gerado pelas peças da sua máquina é bastante fácil. Porém, antes de colocarmos de fato as mãos na massa, é preciso que saibamos se o hardware está sendo acometido realmente pelo superaquecimento.

Os sintomas de uma máquina quente demais


Avaliar a performance de seu computador de modo físico (isto é, de maneira a não se valer apenas dos valores informados por um ou outro software) é possível. Alguns sinais de alerta podem ser emitidos por sua máquina. Confira esta lista de sintomas característicos a componentes quentes demais e então decida-se: vale a pena deixar todo o hardware à mostra e limpá-lo de uma vez?

  • Sons incomuns
Os ventiladores que resfriam fontes de alimentação, placas e processadores são comuns à maioria dos computadores. Se você tem ouvido zumbidos ou barulhos que se parecem com um bipe musical, pode ser que algum cooler esteja com problema.

  • Clarão azul e desligamento automático
Ao atingir temperaturas muito elevadas, o sistema pode ser reiniciado automaticamente. Em alguns casos, pode ser que uma tela azul alerte você sobre o “modo de superaquecimento”. Seu computador reiniciou automaticamente e as peças estão de fato quentes?

  • Pasta térmica "vencida"
Algumas máquinas contam com uma pasta térmica entre dissipadores e processadores. Pode ser que seus coolers estejam funcionando adequadamente, mas o composto térmico existente entre as peças pode ter endurecido – o que é capaz de causar, dessa forma, o superaquecimento.