O DOS, sigla para Disk Operating System ou sistema operacional em disco é um acrónimo para vários sistemas operativos intimamente relacionados que dominaram o mercado para compatíveis IBM PC entre 1981 e 1995, ou até cerca de 2000 caso sejam incluídas as versões de Microsoft Windows parcialmente baseadas em DOS: Windows 3.11, 95, 98 e Me.
Os sistemas relacionados incluem MS-DOS, PC-DOS, DR-DOS, FreeDOS, PTS-DOS, ROM-DOS, Novell DOS, Caldera OpenDOS, entre vários outros.
Apesar do uso difundido, nenhum deste sistemas era chamado apenas por "DOS" (designação apenas dada a um sistema operativo para um mainframe IBM da década de 1960 sem qualquer relação com os demais). Um vasto número de sistemas operativos de disco não-x86, sem qualquer relação entre eles, continham "DOS" na sua designação, e são frequentemente referidos simplesmente como "DOS" quando se discute as máquinas que os usavam (exemplos incluem AmigaDOS, AMSDOS, ANDOS, Apple DOS, Atari DOS, Commodore DOS, CSI-DOS, ProDOS, eTRS-DOS). Apesar de oferecerem muitas das mesmas funções do sistema operativo para os seus respectivos computadores, programas que corressem nalgum destes sistemas operativos geralmente não corriam noutros.
Prompt de comando
- C:\> é o prompt de comando oficial do MS-DOS, e se não alterado, seu aspecto indica a letra da unidade de disco e o caminho corrente (diretório atual), em que se está posicionado. Em versões anteriores, o prompt de comando era representado apenas por A>, onde apenas a unidade de disco era exibida.
Principais Comandos
Os principais comandos do DOS são:
dir
- Exibe a lista de arquivos (com informações como tamanho, data, hora).md
- Cria uma nova pasta.cd
- Entra em determinada pasta.rd
- Exclui determinada pasta.date
- Edita ou exibe a data do computador.time
- Edita ou exibe a hora do computador.mkdir
- Cria um diretório (pasta) novo. Ex. md pastachdir
- Muda de diretório (pasta). Ex. cd pastacls
- Limpa o conteúdo da tela.echo
- Exibe um conteúdo texto na tela. EX. echo "conteudo"help
- Exibe a relação completa dos comandos.
Importante: Os comandos sempre são executados após o pressionamento da tecla ENTER.
Principais Extensões de arquivos
.com
- Arquivos executáveis (pequenos e rápidos)..exe
- Arquivos executáveis (padrão, podendo conter códigos tanto para 16, 32 ou 64Bits)..bat
- Arquivos de lote (normalmente possuem uma sequencia de comandos que são executados em Lote, um pós o outro e seu uso é bem amplo e funcional)..txt
- Arquivos de texto (normalmente texto puro, legível pelo editor oficial do DOS, EDIT).
0 Comentários